Jakob Nielsen
criado em 24/04/94; atualizado em 30/01/2024; traduzido em 26/11/23; versão PDF da página original;

Sumário: Os 10 princípios de Jakob Nielsen para design de interação. Eles são chamados de “heurística” porque são regras gerais e não diretrizes específicas de usabilidade.

Obrigado Kelley Gordon pelo criação visual e posteres que estão inclusos neste artigo.
Obrigado Kate Moran e Feifei Liu por atualizar o nome das heurísticas, as descrições e os exemplos.


Este site é uma homenagem ao Grupo NNG, com tradução livre feita por mim mesmo a partir dos artigos produzidos no site oficial.
Este artigo foi traduzido a partir da página: 10 Usability Heuristics for User Interface Design

NN/g Nielsen Norman Group – https://www.nngroup.com

#1: Visibilidade do estado do sistema

O design sempre deve manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, através de um retorno apropriado, em um período de tempo razoável.

Quando os usuários estão cientes do estado vigente do sistema, eles aprendem o resultado das suas interações anteriores e planejam os próximos passos. Interações previsíveis geram confiança tanto no produto como também na marca.

Usability Heuristic #1: Man beside “You Are Here” indicators on a mall maps to show him where he currently is.
Exemplo de heurística de usabilidade #1:
O indicador “Você está aqui!” nos mapas de shopping center mostra às pessoas onde elas realmente estão, para ajudá-las a entender aonde devem ir em seguida.

Dicas

  • Comunique claramente aos usuários qual é o estado do sistema – nenhuma ação com consequências aos usuários deve ser tomada sem antes informá-los.
  • Apresente um retorno ao usuário o mais rápido possível (de preferência imediatamente).
  • Construa confiança por meio de uma comunicação aberta e contínua.

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#2: Correspondência entre o sistema e o mundo real

O design deve falar a linguagem do usuário. Use palavras, frases e conceitos familiares ao usuário, ao invés de jargões internos. Siga convenções do mundo real, fazendo com que as informações apareçam em uma ordem natural e lógica.

A maneira como você elabora o seu design depende muito das características dos seus usuários. Termos, conceitos, ícones e imagens que parecem perfeitamente claros para você e seus colegas podem não ser familiares ou ainda podem ser confusos para os seus usuários.

Quando os controles de design seguem as convenções do mundo real e correspondem aos resultados desejados (chamados de mapeamento natural), é mais fácil para os usuários aprenderem e lembrarem como a interface funciona. Isso ajuda a construir uma experiência que parece intuitiva.

Usability Heuristic #2: A stovetop that has controls that match the layout of the heating elements.
Exemplo de heurística de usabilidade #2:
Quando os controles do fogão correspondem ao layout das bocas do fogão, os usuários conseguem rapidamente entender qual controle está relacionado a qual boca.

Dicas

  • Tenha certeza que os usuários conseguem entender o contexto sem ter que olhar para uma legenda.
  • Considere que os seus conceitos e compreensão de palavras podem não ser os mesmos dos seus usuários.
  • A pesquisa com usuários vai identificar os termos e sistemas de palavras mais familiares aos seus usuários, assim como seus modelos mentais em torno dos conceitos mais importantes.

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#3: Controle e liberdade do usuário

Usuários frequentemente realizam ações por engano. Eles precisam uma clara e destacada “saída de emergência” para cancelar a ação indesejada sem ter que passar por uma série de processos.

Quando é simples para qualquer pessoa voltar atrás no processo que está fazendo, ou existe uma função “undo” (ação de desfazer), gera-se uma sensação de liberdade e confiança. Oferecer alternativas aos usuarios permite que eles permaneçam no controle do sistema e evitando impedimentos ou frustrações.

Usability Heuristic #3: A door with a light-up emergency exit above it.

Exemplo de heurística de usabilidade #3:
Espaços digitais precisam de saídas de emergência bem localizadas, assim como existe nos espaços físicos. 

Dicas

  • Ofereça funções para undo (desfazer) e redo (refazer).
  • Mostre uma maneira clara de sair da interação atual, como um botão cancelar.
  • Tenha certeza que a saída está claramente identificada e visível.

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#4: Consistência e padrões

Os usuários não devem se questionar se diferentes palavras, situações ou ações têm o mesmo significado. Siga as convenções da plataforma e do mercado.

A lei de Jakob Nielsen determinam que as pessoas gastam a maior parte do tempo utilizando outros produtos digitais e não os seu. A experiência dos usuários (com esses produtos) define suas expectativas. Falhar em manter essa consistência pode aumentar carga cognitiva dos usuários, forçando-os a aprender coisas novas.

Usability Heuristic #4: A hotel check-in counter at that is always located at the front of a hotel.

Exemplo de heurística de usabilidade #4:
Os balcões de check-in estão geralmente situados na entrada dos hotéis. Esta consistência vem de encontra às expectativas dos consumidores.

Dicas

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#5: Prevenção a erros

Mensagens de erro bem feitas são importantes, mas antes disso, tenha como boa prática o cuidado de prevenir os problemas antes que eles aconteçam. Considere também em eliminar as condições propensas a erro, ou as revise e apresente aos usuários com uma opção de confirmação, antes deles realizarem a ação.

Existem dois tipos de erros: deslizes e enganos. Deslizes são erros inconscientes causados por falta de atenção. Enganos são erros conscientes baseados em uma incompatibilidade entre o modelo mental do usuário e o design.

Usability Heuristic #5: A highway that has guard rails so a driver can't drive off the side.

Exemplo de heurística de usabilidade #5:
As barreiras de proteção (guard rail) em uma estrada sinuosa nas montanhas previnem que os motoristas de caiam nos penhascos.

Dicas

  • Priorize o seu esforço: dê prioridade à prevenção de erros com alto custo e depois às pequenas frustrações.
  • Evite deslizes oferecendo restrições úteis e padrões adequados.
  • Previna erros eliminando sobrecargas de memória, oferecendo opção para “desfazer” (undo) e alertando os seus usuários.

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#6: Reconhecer ao invés de lembrar

Minimize o uso da memória do usuário deixando elementos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que lembrar das informações de uma parte da interface para outra. As informações necessárias para usar no design (exemplo: rótulos dos campos ou itens de menu) devem estar visíveis ou facilmente acessíveis quando necessárias.

Os humanos possuem memórias de curto prazo limitadas. As interfaces que promovem o ato de reconhecer reduzem a quantidade de esforço cognitivo exigido dos usuários.

Usability Heuristic #6: A castle that represents Lisbon. It is easier for people to hear the capital and place it's country, rather than name a capital outright.

Exemplo de heurística de usabilidade #6:
É mais fácil para a maioria das pessoas reconhecer as capitais dos países, ao invés de ter que lembrar a resposta. As pessoas tendem a responder mais corretamente à pergunta “Lisboa é a capital de Portugal” do que a pergunta “Qual é a capital de Portugal?”

Dicas

  • Permita que as pessoas reconheçam as informações da interface, ao invés de forçá-las a ter que “lembrar”.
  • Ofereça “ajuda” no contexto, ao invés de oferecer um longo tutorial para os usuários memorizarem.
  • Reduza as informações que os usuários precisam lembrar.

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#7: Flexibilidade e eficiência do uso

Os atalhos – desconhecido dos usuários iniciantes – podem aumentar a velocidade de interação para o usuário experiente, desta forma o design passa a atender tanto aos usuários inexperientes como os experientes. Permita que os usuários personalizar suas ações frequentes.

Processos flexíveis podem ser realizados de diferentes maneiras, desta forma as pessoas podem escolher qual método funciona melhor para elas.

Usability Heuristic #7: A picture of a map with 2 routes. The first is a regular route, the second is a shortcut.

Exemplo de heurística de usabilidade #7:
As rotas regulares estão listadas nos mapas, mas moradores com conhecimento local sabem pegar atalhos.

Dicas

  • Disponibilize aceleradores como atalhos de teclado e gestos com toque.
  • Ofereça personalização com conteúdo específico e funcionalidade para cada usuário.
  • Permita a personalização, desta forma os usuários podem fazer seleções sobre como esperam que o produto funcione.

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#8: Estética e design minimalista

As interfaces não deveriam conter informações que não são relevantes ou raramente necessárias. Toda unidade extra de informação em uma interface compete com uma unidade relevante de informação e diminui sua visibilidade relativa.

Esta heurística não significa que você tem que fazer um flat design (simples) – mas sim de ter certeza que você está mantendo o conteúdo e design visual focados naquilo que é essencial. Certifique-se de que os elementos visuais da interface dêm suporte para os principais objetivos dos usuários.

Usability Heuristic #8: Two teapots side by side. One basic and straightforward, the other ornate with a fancy handle and curvy spout.

Exemplo de heurística de usabilidade #8:
​​​​​​Um bule de chá com ornamentos pode ter excesso de elementos decorativos, como um desconfortável lugar para segurá-lo ou um bico difícil de lavar, cada detalhe pode causar interferência na usabilidade

Dicas

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#9: Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e restaurarem os seus erros

Mensagens de erro devem ser formuladas em linguagem acessível (sem códigos de erro), indicando precisamente o problema e sugerindo uma solução de forma construtiva.

Estas mensagens de erro devem também ser apresentadas com tratamentos visuais, para auxiliar os usuários a percebê-las e reconhecê-las.

Usability Heuristic #9: A picture of a road with a wrong way sign to the right that would warn drivers not to enter.

Exemplo de heurística de usabilidade #9:
As placas de contra-mão em uma estrada alertam os motoristas de que estão em uma direção errada e pedem para eles pararem.

Dicas

  • Use o visual tradicional para mensagem de erro, como texto em bold e vermelho.
  • Diga aos usuários o que aconteceu de errado em uma linguagem que eles vão entender – evite jargões (ou palavras técnicas).
  • Ofereça aos usuários uma solução, como um atalho que possa resolver o erro imediatamente.

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#10: Ajuda e documentação

Seria melhor se o sistema não precisasse de nenhuma explicação adicional. Entretanto, pode ser necessário fornecer informações para ajudar os usuários a entenderem como completar suas tarefas.

O conteúdo de ajuda e documentação deve ser fácil de pesquisar e deve estar direcionado às tarefas do usuário. Mantenha-os conciso e liste passos concretos que precisam ser realizados.

Exemplo de heurística de usabilidade #10:
Os quiosques de informações nos aerportos são facilmente reconhecidos e atendem às dúvidas dos clientes imediatamente, dentro do contexto que estão inseridos.

Dicas

  • Garanta que seja fácil pesquisar a documentação de ajuda.
  • Sempre que possível, mostre a documentação sobre o contexto no momento que o usuário solicitar.
  • Liste etapas contratas que precisam ser realizadas.

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Pôster das 10 heurísticas grátis (em inglês)

Faça download do pôster gratuito (em inglês) sobre as 10 heurísticas de usabilidade na parte inferior deste artigo, em Downloads. Você pode baixar o pôster resumo nos tamanhos: pôster completo e uma versão abreviada sem ilustrações, formatados para imprimir tanto em papel tamanho A4 como em tamanho Carta. Você também pode baixar o conjunto de 11 pôsteres (10 pôsteres individuais trazendo mais detalhes sobre cada uma das heurísticas de usabilidades, assim como o pôster resumido).

Os pôsteres foram elaborados por Kelley Gordon, Kate Moran e Feifei Liu.

Jakob's 10 Usability Heuristic Posters Hung on a Wall

Faça o download e imprima nossos pôsteres gratuitos de heurísticas de usabilidade. Pendure-os na sua casa, no seu trabalho ou dê de presente a um colega.

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Notas do Jakob

Eu inicialmente desenvolvi as teorias para avaliação heurística em colaboração com Rolf Molich em 1990 [Molich e Nielsen 1990; Nielsen e Molich 1990]. Quatro anos depois, eu melhorei as heurísticas com base em análise dos fatores de 249 problemas de usabilidade [Nielsen 1994a] para gerar um conjunto de heurísticas com o máximo de poder exploratório, resultando neste revisado conjunto de heurísticas [Nielsen 1994b].

Em 2020 quando atualizamos este artigo, adicionamos mais explicações, exemplos e links relacionados. Apesar de termos sofisticado levemente a linguagem das definições, as 10 heurísticas por si só permaneceram relevantes e sem alterações desde 1994. Quando algo se mantém verdadeiro por 26 anos, certamente também servirá para as futuras gerações de interfaces de usuários.

Veja também

Exemplos

Lista de verificação e diretrizes

Referências

  • Molich, R., and Nielsen, J. (1990). Improving a human-computer dialogue, Communications of the ACM 33, 3 (March), 338-348.
  • Nielsen, J., and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces, Proc. ACM CHI’90 Conf. (Seattle, WA, 1-5 April), 249-256.
  • Nielsen, J. (1994a). Enhancing the explanatory power of usability heuristics. Proc. ACM CHI’94 Conf. (Boston, MA, April 24-28), 152-158.
  • Nielsen, J. (1994b). Heuristic evaluation. In Nielsen, J., and Mack, R.L. (Eds.), Usability Inspection Methods, John Wiley & Sons, New York, NY.

Citações sobre as heurísticas

Muitas pessoas me perguntam se podem utilizar as heurísticas no seu próprio trabalho. Sim, mas por favor dê os créditos para Jakob Nielsen e forneça o endereço desta página https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics ou cite o artigo acima [Nielsen 1994a]. Se você quiser imprimir cópias desta página ou reproduzir o conteúdo on-line, no entanto, por favor consulte nossas informações sobre direitos autorais, para obter mais detalhes.
Copyright © by Jakob Nielsen.ISSN 1548-5552.

Saiba Mais

Avaliação das Heurísticas da Interface do Usuário
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Relatórios de pesquisa